Criações de animais
Para que estes ambientes operem em condições de trabalho adequadas, se faz necessário um produto biológico adequado para o tratamento de água, esgoto, de modo que não comprometa a saúde dos animais.
Por conterem bactérias não-patogênicas, que não causam nenhum tipo de doença, os animais não precisam ser retirados do local para a aplicação do Bio Rooter. O contato cutâneo, por inalação ou até mesmo ingestão do produto não oferece nenhum risco de intoxicação às criações.
Como os criadouros são muito diferentes entre si, antes de começar as aplicações, é interessante solicitar a visita de um técnico.
Resumo das vantagens:
1 - Para Baia, Aviário e Estábulo:
- Redução na emissão de amônia (mau cheiro) em mais de 80%.
- Ambiente menos contaminado.
- Redução das moscas atraídas pelo mau cheiro.
- Economia de água e energia elétrica.
2 - Para os animais:
- Redução significativa da tosse, rouquidão e diarréia.
- Menor incidência de doenças e redução nos gastos com remédios.
- Animais menos estressados, mais calmos e sadios.
- Melhora na conversão alimentar.
- Melhora dos índices zootécnicos de produtividade.
3 - Para o criador:
- Redução do trabalho, pois haverá menos problemas.
- Redução da insalubridade, pela redução dos gases.
- Melhora na manutenção dos equipamentos e no controle da criação, pois o operador pode permanecer por mais tempo no galpão.
- Melhora no rendimento financeiro por lote.
4 - Para o meio ambiente e a destinação dos dejetos:
- Adequação da eliminação dos dejetos aos parâmetros da legislação.
- Redução da contaminação do solo e corpos d’água.
- Redução do consumo hídrico.
- Aumento da vida útil das lagoas e esterqueiras.
- Lucro com o uso e/ou venda do adubo produzido.
Canis
Para eliminar o mau cheiro de ralos e do piso dos canis, usa-se o produto diluído em uma quantidade grande de água, de preferência no fim da tarde. Derrama-se o produto lentamente pelas paredes do ralo; no piso, espalha-se a solução por todo o recinto, e deixa secar.
Uma nova aplicação só será necessária quando reaparecer o mau cheiro.
Pecuária
Na pecuária, aplica-se o produto diluído semanalmente em toda a área, preparado em água morna e coado, conforme instruções da bula. O líquido pode ser aplicado com pulverizador, uniformemente, nos currais, maternidades, sala de ordenha e principalmente nas áreas identificadas como úmidas e sombrias. Os restos sólidos podem ser usados nas canaletas e esterqueiras.
As dosagens dependem das características peculiares de cada local, como a quantidade de água consumida, o número de animais e seu tamanho por um determinado espaço, o tipo de alimentação e fatores climáticos. As dosagens podem ser diminuídas e aumentadas em períodos determinados de tempo para se obter a melhor relação custo/benefício.
Suinocultura
O produto é diluído em água e pulverizado nas áreas úmidas da maternidade, creche, terminação e engorda. Os restos sólidos do produto coado podem ser aplicados nas canaletas e/ou esterqueiras.
Avicultura
Toda a área do aviário pode ser regada com o produto diluído. Dilui-se o produto em água morna, coa-se e rega-se o aviário. Em aviários de corte, o produto é aplicado na cama antes de instalar os pintinhos, e a dosagem é repetida periodicamente. Também é aplicado na abertura do lote e após 30 dias.
Piscicultura e carnicicultura
Na piscicultura o problema mais freqüente encontrado é a poluição nas lagoas, principalmente no fundo. Isso se deve ao processo da degradação microbiana natural ser muito lento em relação aos restos de alimento e desperdícios que se acumulam no lago ou tanque de criação.
A amônia, sulfetos de hidrogênio, nitritos, nitratos, acidez e baixos teores de oxigênio dissolvidos são as maiores causas de doenças, do baixo índice de desenvolvimento e da mortalidade, resultando em grandes perdas econômicas ao criador.
O Bio Rooter é a formulação ideal para degradar os alimentos não consumidos e as excretas dos animais, fitoplânctons, zooplânctons e exoesqueletos mortos.
Benefícios:
- Remoção do H2S (gás sulfídrico), NH3 (amônia) e NO2 (dióxido de nitrogênio).
- Estimula a taxa de crescimento.
- Reduz a necessidade de troca de água.
- Acrescenta nutrientes viáveis para o crescimento dos plânctons.
- Minimiza a acidez do lodo.
- Ajuda a manter a boa qualidade da água.
- Melhora a conversão alimentar.
- Reduz o lodo do fundo.
- Reduz a incidência de doenças.
- Reduz o decréscimo de oxigênio dissolvido.
- Previne mudanças drásticas na bioquímica e nutrição que podem reduzir o metabolismo normal dos animais.
- Para recomendações mais específicas, recomenda-se solicitar a visita de um técnico.